Terapia Familiar

avaliação e intervenção na área da Terapia Familiar

Todas as famílias passam por momentos de crise no seu desenvolvimento, sendo por isso necessário reorganizar as relações familiares e ultrapassar dificuldades. A terapia familiar sistémica é um tipo de psicoterapia que trabalha com casais ou famílias que se debatem com conflitos de natureza diversa (relacionais, geracionais, entre outros) e que sentem dificuldades em ultrapassá-los. É uma psicoterapia que pode envolver toda a família, ou mesmo ser realizada apenas com um dos elementos familiares. Neste tipo de terapia, a família é entendida nas suas diferentes configurações: casais sem filhos, casais com filhos biológicos ou adotados, famílias monoparentais, famílias reconstituídas, famílias homossexuais, entre outras.

QUAL O PAPEL DO TERAPEUTA FAMILIAR E QUAIS AS ÁREAS ALVO EM CONSULTA DE TERAPIA FAMILIAR?

 

O terapeuta familiar, por meio de ferramentas desenvolvidas na área da psicoterapia e dos sistemas familiares, foca a sua atenção na identificação e na compreensão quer dos sintomas, quer dos padrões de interação dos vários elementos que se constituem como o alvo da intervenção.

Está assim preparado para desenvolver, juntamente com as famílias, casais, indivíduos ou grupos, alternativas mais viáveis às suas formas de interação, considerando a complexidade das ligações emocionais que se estabelecem entre os vários elementos.

A nossa intervenção em consulta de terapia familiar pode contribuir para dar resposta a situações relacionadas com a formação do casal e o início da vida a dois, com o nascimento/adoção dos filhos, com educação e crescimento dos filhos (da infância até à vida adulta), com casais/pais que se sentem sós pela saída dos filhos de casa, com casais/pais na terceira idade, entre outras.

No mesmo sentido, pode dar apoio noutro tipo de crises a que a família tem de fazer face, como o são os processos de luto, processos de doença, conflitos familiares, entre outros. A terapia familiar pode ainda ser um importante contributo na mediação em casos de separação ou de divórcio.

Para quem são as consultas de TERAPIA FAMILIAR?

 

No SEI, em consulta de terapia familiar, apoiamos famílias ou elementos de uma família, no sentido de, com eles, desenvolvermos formas de ultrapassar os desafios que possam surgir numa situação de crise relacional ou familiar. 

O nosso terapeuta familiar procura intervir em situações em que esteja a ser difícil, para o individuo ou para os indivíduos envolvidos, sem apoio terapêutico especializado, lidar com situações geradoras de stresse ou conflitos, as quais podem ser tão amplas como processos de separação e divórcio, processos de luto, doença, adoção, saída de um filho de casa, entre outros.

COMO DECORRE O PROCESSO EM CONSULTA DE TERAPIA FAMILIAR?

 

Os diferentes momentos que integram todo o processo em que decorrerão as consultas de terapia familiar, dependem do tipo de problema identificado e do nível de envolvimento da família no mesmo. 

O processo de avaliação ocorre durante as três primeiras sessões, nas quais é feito um diagnóstico da situação.

Após ter sido feita uma avaliação da situação, de acordo com as necessidades percebidas, são agendadas sessões, as quais podem ter uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, decorrendo por um período de tempo a definir com a família. 

Ao longo do processo de intervenção são realizadas reavaliações no sentido de recolher informação acerca do ritmo de desenvolvimento, acerca dos aspetos que ainda precisam de ser alvo de intervenção, ou acerca da necessidade de continuar a beneficiar de intervenção.

A CONSULTA DE TERAPIA FAMILIAR PODE SER PRESENCIAL OU ONLINE?

 

As consultas de avaliação e de intervenção em terapia familiar decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. As consultas podem também ser realizadas online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

 MARCAR CONSULTA DE Terapia Familiar

Agende aqui uma consulta ou fale com os nossos terapeutas e obtenha conselhos e orientações especializadas. A orientação é confidencial e gratuita.