Orientação Vocacional

Avaliação e Orientação Vocacional e Profissional

A orientação vocacional e profissional é uma especialidade que pretende dar resposta às indecisões que surgem em jovens ou adultos quanto à direção a dar à sua carreira académica e/ou profissional. Esta área procura dar uma resposta às necessidades identificadas pelo individuo, fazendo uma avaliação que permita analisar, por um lado, o que o motiva, isto é, os seus interesses e, por outro, aquilo em que tem mais facilidade em aprender ou executar, ou seja, as suas aptidões. A necessidade deste tipo de orientação, surge na medida em que a pessoa apresenta um funcionamento complexo e dinâmico. Para melhor decidir quanto ao seu presente e futuro académico ou profissional, é fundamental ter um bom conhecimento sobre si mesmo, assim como da realidade educativa e profissional em que está inserido. No SEI, procuramos fomentar escolhas mais conscientes, que reflitam o conhecimento obtido pelo jovem ou pelo adulto e procuramos promover as aprendizagens mais indicadas e facilitadoras da sua futura integração no mercado de trabalho ou na mudança da sua situação profissional. Valorizamos a visão que a pessoa tem sobre si mesma, os aspectos que considera mais importantes e as suas expectativas em relação ao futuro.

PARA QUEM SÃO AS CONSULTAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL?

 

No SEI, acompanhamos em consulta de orientação vocacional, jovens ou adultos que, em determinada fase do seu percurso escolar e/ou profissional, se deparam com situações de indecisão quanto ao percurso a seguir.

Esta procura ocorre, na maioria das vezes, em fases de transição escolares, nomeadamente, no decorrer do 9º ano de escolaridade, no final do 12º ano de escolaridade ou durante a transição dos ciclos que constituem um determinado curso superior. No entanto, podem também verificar-se em qualquer etapa da vida de um jovem ou adulto, na qual se imponha a necessidade de redirecionar o seu percurso profissional, ou mesmo para contribuir para a confirmação das escolhas previamente feitas (académicas ou profissionais).

COMO DECORREM AS CONSULTAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL?

 

No nosso espaço, o processo de orientação vocacional inicia com uma entrevista ao jovem (a presença ou não dos pais na mesma pode variar consoante as especificidades de cada caso), cujo objetivo é recolher dados relevantes sobre o historial do indivíduo e sobre o seu percurso escolar e/ou profissional até à data. 

O restante processo de avaliação é normalmente realizado em quatro sessões (em alguns casos poderão ser necessárias mais sessões) onde, através da aplicação de diferentes provas estruturadas ou semi-estruturadas, se traça o perfil vocacional do indivíduo. As provas têm por objetivo avaliar os interesses do jovem ou do adulto, o que nos indica as áreas que serão mais motivantes para si e as suas aptidões, ou seja, quais as funções de aprendizagem ou as capacidades necessárias para desempenhar determinado tipo de tarefas. É ainda avaliado o seu perfil cognitivo, o qual nos indica qual o seu estilo cognitivo preferencial. 

No final do processo, é entregue um relatório que contém a construção gráfica do perfil do indivíduo, assim como a delineação de um projeto académico e/ou profissional, onde se sugerem cursos, formações e/ou áreas de estudo as profissionais mais compatíveis com o seu perfil vocacional.

A CONSULTA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PODE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA OU ONLINE?

 

As consultas de orientação vocacional e profissional decorrem nas instalações do SEI, em Carcavelos. Poderão também decorrer na escola, caso esta se localize na zona de Lisboa/Cascais. As consultas podem também ser realizadas num formato online, através de várias plataformas colaborativas especiais.

Como funciona uma Orientação Vocacional - video do canal Youtube do Sei

 MARCAR CONSULTA DE Orientação Vocacional

Agende aqui uma consulta ou fale com os nossos técnicos e obtenha conselhos e orientações especializadas.